a
Em caso de emergência, ligue imediatamente para qualquer dos números 190, 192, 193 ou 198, a partir de qualquer telefone fixo ou celular. A ligação é sempre gratuita.

Além dos telefones: 190, 192, 193 e 198, o cidadão pode utilizar também os números 112* e 911* para solicitar o socorro através do celular.

* Somente de telefones celulares

O cidadão pode contar também com outras linhas especiais para acionar o Socorro Integrado:

- Internet;
- Rádio;
- Alarme;
- Sistema de Monitoramento por Câmeras.


A maioria das pessoas dificilmente acionarão o serviço de emergência. Isso acontecerá uma ou duas vezes em suas vidas. Porém, tendo informações necessárias para auxiliar o atendente, ajudará para o envio de socorro apropriado e rápido.

Os números são reservados apenas para situações de verdadeiras emergências, em que esteja ocorrendo uma ameaça real ou provável á vida, saúde, ambiente ou à propriedade.


No entanto - em caso de dúvida, ligue. Você pode salvar a vida de alguém!

 

a

Lembre-se: acionar o serviço de emergência irregularmente, pode dar multa e acusação criminal.

Quando você ligar pedindo socorro, deve estar preparado para responder às perguntas do atendente, que incluem:

LOCAL DA EMERGÊNCIA: nome da rua, do bairro, da cidade, pontos de referências visíveis do local da emergência, pois, se você não sabe onde está, nós também não sabemos;

NATUREZA DA EMERGÊNCIA: são os detalhes sobre a situação da emergência, tais como:

- a descrição física de uma pessoa que possa ter cometido um crime;

- uma descrição qualquer do incêndio que possa auxiliar na identificação do material em chamas, caso você não saiba;

- uma descrição de lesões ou sintomas que estão sendo vivenciadas por uma pessoa que tenha necessidade de atendimento médico.

ESTEJA PREPARADO PARA SEGUIR TODAS AS INSTRUÇÕES QUE LHE FOREM REPASSADAS: em muitos casos os atendentes podem repassar exatamente o que você pode fazer para ajudar em situações de emergência até o socorro chegar; não desligue até que o atendente lhe tenha feito todas as perguntas e diga que você pode desligar.

LEMBRE-SE: Os questionamentos feitos pelos atendentes e médicos reguladores são importantes para a definição do tipo certo de ajuda a ser encaminhada.

Se você ligar para os números de emergência por engano, ou se uma criança em sua casa ligar, não desligue, pois pode parecer que exista uma emergência e, eventualmente, ser encaminhada equipe de socorro até o local. Em vez disso, simplesmente explique ao atendente o que aconteceu.

 

 

 



I-Cidadão
Acesso Restrito